sábado, 14 de maio de 2011

História do Turntablism - # Hip Hop # Rap # DJ

        Em 1969, o DJ Pete Jones resolveu pegar duas cópias do mesmo disco e fazer algumas experiências. Ele percebeu que o pessoal que freqüentava seus bailes, regados a funk music, ficava mais agitado em determinadas partes das músicas. Era o trecho onde a bateria e o baixo ganhava mais destaque em relação ao resto dos instrumentos. Esses trechos eram chamados de breaks ou breakbeats. Porém, esses momentos eram curtos demais. Jones resolveu tentar aumentar o tempo dos breakbeats e a forma que encontrou foi repetindo o trecho com dois discos iguais. Ele repetia o mesmo trecho da música em cada toca-discos e alternava-os com a ajuda de um mixer experimental. Jones estendia as músicas por até 10 minutos. Começava ali uma cultura musical que mais tarde ganhou o nome de  Turntablism.

       O scratch (movimento que consiste em girar o vinil para frente e para trás com a ponta dos dedos em velocidades variadas) foi criado em 1977, por acaso, pelo DJ Grand Wizard Theodore que disse “Estava ensaiando no meu quarto, quando mamãe veio me chamar. Segurei o disco para poder ouvi-la, ao fazer aquilo percebi um som diferente no fone. Então comecei a praticar em diferentes pontos do disco procurando o melhor efeito.” O scratch ficou nos subúrbios por anos até ser “descoberto” pela massa. Nos dias de hoje, as formas diferentes de se fazer um scratch são incríveis!

        Surge à cultura hip-hop, subdividida em quatro elementos de rua: o garfite, o brake, o MC e o DJ. As ruas dos guetos ficaram conturbadas, logo a violência, o ódio, a briga de gangues e raiva da policia foi passado para musica dando origem ao Rapgangsta ,que se caracteriza por letras agressivas. Outra vertente foi o Trip-Hop que é uma batida de Hip Hop sem o vocal Rap, acrescida de efeitos eletrônicos (muitos tirados do Dub Jamaicano) e elementos (e interpretações) dramáticas, quase teatrais, de gente como PORTISHEAD ou P. M. DAWN. Surgiu em 1994 e também é conhecido como Downtempo. O TripHop é uma música essencialmente experimental, com ensinamentos do HipHop, Jazz e de Ambient.

.....CONTINUA

DJ JOH 189

Nenhum comentário:

Postar um comentário